4ª Semana ao nascimento.

4 à 8 semanadobramento4

 

Durante a quarta semana tem-se inicio o dobramento embrionário, importante modificação estrutural a qual transformará o disco embrionário, até então, trilaminar plano, em um “cilindro”.          

                Este dobramento se da em dois planos simultâneos: mediano e horizontal.     

As dobras no plano mediano dão origem a duas pregas: cefálica e caudal; que dão ao embrião a forma de “C”. A prega cefálica acaba por incorporar parte do saco vitelino no processo (intestino anterior; primórdio da faringe). No processo acaba formando-se o estomódio (boca primitiva), que acaba sendo separado do intestino anterior pela membrana orofaríngea. A prega caudal também incorpora parte do saco vitelino (intestino posterior). Tal estrutura acaba sofrendo uma dilatação, formando a cloaca.

As dobras no plano horizontal darão ao embrião o formato tubular. Essa modificação estrutural acaba envolvendo também uma parte do saco vitelino (intestino médio). Esse envolvimento gera uma constrição entre o intestino médio e o restante do saco vitelino (ducto vitelino); essa constrição do saco vitelino somado ao alantóide e ao pedículo do embrião dará origem ao cordão umbilical ao ser envolvido pelo ânmio.

diferenciacao-somitos1Na quarta semana também ocorre uma importante diferenciação de uma estrutura interna do embrião, os somitos. Nessa semana os somitos serão divididos em duas partes: o dermomiótomo e o esclerótomo. O esclerótomo apresenta-se “solto” na mesoderma; indo a se agrupar próximo a notocorda, onde futuramente dará origem a coluna vertebral e costelas. Já o dermomiótomo irá formar a musculatura dos membros e da parede do corpo, e a derme do tronco.

Neste período final do período embrionário tem-se o inicio da formação dos principais órgãos e sistemas do organismo. E, portanto, é um período crucial no desenvolvimento; qualquer exposição a teratógenos pode ser fatal, ou acarretar problemas importantes no desenvolvimento de alguns sistemas. (mal formações e teratógenos serão abordadas posteriormente.)

 

 

 

 

 dobramento12

Período fetal. (nona semana ao nascimento)

Neste período logicamente ocorrerá o final do desenvolvimento do feto. A formação dos sistemas e órgãos será abordada somente semestre que vem, portanto ficaremos atidos às características externas do feto*.            

*As características externas no embrião serão abordadas em um tópico separado.

 

 

 

Referencias:

MOORE, Keith L.: Embriologia Clinica. 5ed. Rio de Janeiro, GUANABARA KOOGAN, 1994.

 

Pratica: Dobramentos

 

Aula de simples visualização de laminas de dobramentoimage1-dob2s embrionários.

  1. Notocorda
  2. Tubo neural
  3. Aorta
  4. Mesonefro
  5. Veia subcardinal
  6. Intestino primitivo
  7. Endoderma
  8. Cavidade amniótica
  9. Celoma extra-embrionário

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: